7 chaves para evitar o mau hálito na hora de perder peso

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Publicado 11/01/2018 11:44:05CET

LISBOA, 11 Jan. (EUROPA PRESS) –

Começar com a ingestão de certos alimentos habituais em muitas dietas para perder peso pode fazer com que apareça um problema muito comum: mau hálito.

O alho e a cebola são, sem dúvida, os casos mais paradigmáticos de alimentos prescritos por muitos nutricionistas nas dietas para perder peso. Mas encontramos muitos outros presentes neste tipo de dietas que podem predispor à halitose: vegetais como a alcachofra, o repolho, a couve-flor, couve ou brócolis são alguns dos mais comuns.

“Estes alimentos são muito ricos em enxofre, o que predispõe ao aparecimento de mau hálito”, afirma o diretor do Instituto do Hálito e da Unidade Hospitalar de Halitose do Centro Médico Teknon (Barcelona), Jonas Nunes.

Paulo Zumaquero, nutricionista-nutricionista e tecnólogo de alimentos, acrescenta que “o mais importante é detectar a causa da halitose e a atacar, pois estes produtos fazem parte de uma alimentação saudável e não é conveniente retirá-los completamente”.

No entanto, como os pacientes estão conscientes de que tem halitose?. Segundo dizem do instituto “existe uma percentagem significativa de pessoas que não estão cientes desse mau hálito ou que não o vêem como um problema, mas, simplesmente, como um comentário ofensivo por parte de quem o realiza”.

Em concreto, 55 por cento não o percebe que tem mau hálito. Mas seus colegas de trabalho, parceiros e amigos, sim o notam, conforme indica o doutor Nunes, que acrescenta que mais de 15 por cento do que recebe em seu consultório é a causa deste problema.

Além disso, o doutor Nunes, através de seu livro ” Como cuidar do seu hálito. Guia Definitivo’, deu 7 chaves para perder peso sem que apareça mau hálito:

1. Comer a cada quatro horas: os jejuns prolongados, tendem a causar halitose. Faça cinco refeições ao dia em pequenas quantidades e distribuídos ao longo do dia). Além disso, comer um punhado de nozes basta para evitar hipoglicemias abruptas e estimular a renovação da saliva.

2. Evitar uma dieta muito hiperproteica: as dietas ricas em proteínas (como as populares Atkins, Dukan ou South Beach) são as mais susceptíveis de causar mau hálito pela elevada ingestão de aminoácidos. Por isso, evite o uso de dietas baseadas apenas na carne, peixe, pimentão vermelho, alho, cebola, brócolis, couves-de-Bruxelas, aveia, sementes de trigo, leite e clara de ovo.

3. Ingerir um mínimo de hidratos de carbono, ou substâncias ácidas: a glicose é o substrato ou o “alimento” de várias das bactérias orais que predominam na saliva. Por que optar por hidratos de carbono de absorção lenta, como o existente em morangos, cerejas, frutas vermelhas, legumes, arroz integral. Confia as suas refeições com umas gotas de limão. Evita, além disso, um excesso de quilocalorias.

4. Consumir alimentos sólidos ricos em fibras: Uma boa opção para comer vegetais de folhas (espinafres, alface, cenoura, aspargos, tomate, berinjela, e as frutas em geral (principalmente com casca). Assim como limpar a língua três vezes ao dia com um limpador de língua é também uma alternativa bastante eficaz.

5. Hidrate-se continuamente e estimular a salivação humana: além da água (imprescindível), bebe líquidos com leve sabor ácido (como chás frios de limão sem açúcar). Uma boa opção para estimular a saliva e melhor do que as pastilhas elásticas são as pastilhas de ameixa umeboshi japonesa, já que são imperceptíveis e estimulam mais e melhor a saliva.

6. Evitar bebidas alcoólicas: apesar de ser prejudicial para qualquer pessoa que queira eliminar os quilos extras, as bebidas alcoólicas também predispõem ao aparecimento de mau hálito. Em caso de beberlas, comer algo sólido e logo depois para estimular a produção de saliva.

7. Evitar refeições com cheiro intenso: alho, cebola, leite, queijo, ovos, condimentos e picantes, anchovas ou frios, são alimentos que causam mau hálito. Assim como a tomada freqüente de café predispõe os indivíduos para a ocorrência de halitose por suas características de desidratação de saliva.

Mas há alimentos que se mostraram cientificamente capazes de capturar e neutralizar os maus cheiros são os cogumelos (cogumelo comum, cogumelo-de-Paris ou portobello) e o chá Oolong (chá de Taiwan). Outra alternativa, no entanto, somente enmascaradora e com baixa duração, é a ingestão de produtos com cheiro de hortelã, hortelana e similares.