Aditivos alimentares e gravidez – Doctissimo

O que é um aditivo e para que serve?

O aditivo é um ingrediente cuja função pode ser gelificar, pigmentar ou conservar o alimento, etc., O fermento em pó ou baunilha adicionados à massa para fazer um bolo são aditivos.
Na Europa há autorizados 340 aditivos, dos quais metade são naturais, como o agar-agar (alga gelificante), pectina (extraído da maçã e que também gelifica) ou o ácido cítrico (extraído do limão e que acidifica).
Os conservadores são úteis para limitar as intoxicações. Alguns não são indispensáveis, como os corantes, mas imagine um xarope de romã transparente… O fabricante deve justificar o interesse de incluir o aditivo, mas também responder a um teste de inocuidade.

O que comportam riscos dos aditivos para a mulher grávida?

Os aditivosestán muito mais controlados do que os alimentos. Estão sujeitos a directivas europeias e a vigilância sanitária alerta os potenciais efeitos indesejáveis que possam ter sobre a saúde. A dose máxima autorizada prevê que uma pessoa possa comer produtos industriais de todo o dia (coca-cola, chocolates, pizzas) sem risco algum. Não são, a priori, mais perigoso para a mulher grávida que para qualquer outro adulto.
Há estudos feitos em crianças que, em certos casos, fazem suspeitar que um aumento da hiperactividady a bronquite. Na realidade, a mulher grávida está mais exposta à contaminação biológica, como os inseticidas e pesticidas.

No entanto, você desaconselha que as futuras mamães consomem determinados alimentos com aditivos.

Sim, por precaução. São os corantes, mesmo os conservantes, que podem trazer problemas, já que a barreira placentaria deixa passar substâncias tóxicas. Se desaconselha fortemente consumir presunto e produtos de delicatessen industrial, que abundam em corantes e conservantes. Os iogurtes com frutas tingidas artificialmente, o mesmo que os bombons gelificados, também é melhor evitá-los. Quanto aos frutos secos, eles contêm muito sulfito, composto que serve de conservante.

Por que hão de ser as mulheres com antecedentes alérgicos mais precavidos?

Porque os filhos de pais alérgicos (se são ambos os pais, o risco aumenta) podem desenvolver alergias cruzadas. Os alérgenos atravessam a placenta, por isso é aconselhável comer frutas exóticas ou com casca, por precaução. Também devem ser evitados os alimentos com corantes e todos os suscetíveis de produzir alergias. Há que ter particular cuidado com os aromas à base de óleo de soja e amendoim; também com a delicatessen industrial e com as frutas com sorbato de potássio. Em contrapartida, os que contêm gelificantes naturais ou fermento não causam nenhum problema particular.

Como evitar consumir esses alimentos?

Há que ler as etiquetas. Não nos esqueçamos de que a lei protege o consumidor contra os aditivos mais do que contra os alimentos. É simples: a funcionalidade precede o nome do aditivo. Por exemplo, o E407, conhecido também como carrageno, é um espessante natural, proveniente de uma alga vermelha, e o E330 corresponde a um ácido cítrico. Na legislação europeia, o código “E” corresponde aos aditivos, também os naturais.
Os pratos congelados ou frescos são isentos de corantes, mas as etiquetasde as semiconservas deve ser sempre verificada. Os iogurtes com frutas, como dissemos, melhor descartá-los da dieta. Quanto aos edulcorantes intensos, como o aspartame, estes não pertencem estritamente à categoria de aditivos e não há nenhum estudo que tenha revelado que são tóxicos. Mas, dado que não são indispensáveis, por princípio, é melhor evitá-los.
N. Ker Armel