Alimentos essenciais para produzir colágeno

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Algumas pessoas mantêm uma pele lozana e agilidade nos movimentos, apesar dos anos, que causam admiração. Tudo o contrário do que as pessoas jovens que parecem envelhecidas. O segredo pode estar no colágeno, a molécula que fornece estrutura, elasticidade e resistência aos tecidos e órgãos.


O colágeno é composto por fibras solúveis que suportam tensões graças a que estão muito entrelaçadas. É o componente básico da cartilagem, discos intervertebrais, ligamentos, tendões, ossos, pele, couro cabeludo, gengivas, dentina, paredes dos vasos sanguíneos e córnea ocular.


As fibras de colágeno proporcionam resistência e capacidade de tração e compressão ligamentos, tendões e músculos; fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e linfáticos; regeneram as gengivas; fortalecem o tecido epitelial e ajudam a aumentar a densidade óssea.


A idade diminui a produção de colágeno


Com a idade, em consequência de uma maior lentidão nos processos metabólicos e de déficits hormonais, vai-se perdendo a capacidade para regenerarlo. Aos 25 anos começa a diminuir e a partir dos 40 sua síntese é reduzida em 1% a cada ano. Portanto, aos 70 anos de idade perdeu 30%.


O envelhecimento não destrói o colágeno, mas que incide em uma menor produção e o endurecimento das fibras. Como consequência, a pele perde espessura e elasticidade, enquanto que as articulações tornam-se mais rígidas. Aparecem flacideze rugas, perda de densidade óssea e dores articulares.


Para tornar mais lentos os processos nos interessa estimular a formação de colágeno. A melhor maneira de fazer isso é fazer com que o nosso organismo produza de forma natural.


Para isso, é preciso que a alimentação seja adequada e contém os aminoácidos estruturais desta complexa molécula como um dos factores que intervêm na sua produção.


Também é importante evitar aqueles fatores que aceleram a perda de colágeno: exposição solar excessiva, fumo, poluentes, estresse e exercício físico exagerado.


Os alimentos necessários para produzir colágeno


O colágeno é uma molécula longa e complexa, de origem exclusivamente animal.


Mas existem alimentos vegetais que estimulam a sua formação natural, pois contêm os aminoácidos precursores glicina, prolina, treonina e lisian. Entre eles, os legumes, os espargos, as nozes e as sementes.


Micronutrientes que ajudam na formação do colágeno


Os aminoácidos são moléculas estruturais do colágeno, mas tão necessários como eles são os factores químicos que intervêm nas reações necessárias para a sua síntese e que protegem o tecido conjuntivo: as vitaminas C, E, B1, B2 e B6, coenzima Q10 e o magnésio.


O ácido ascórbicoou vitamina C exerce um papel fundamental. O ser humano não possui as enzimas necessárias para sintetizar este nutriente, o que você precisa ingerir um aporte mínimo de 60 mg ao dia.


O ácido ascórbico não intervém como substrato na reação principal de formação do colagénio, mas é conveniente para reconduzir os produtos intermediários até chegar à síntese da molécula final.


O magnésio e as vitaminas do complexo B contribuem para a síntese proteica e o funcionamento osteomuscular. O ácido hialurônico é o lubrificante natural das cartilagens e ligamentos, o que melhora a mobilidade articular. Todos eles atuam em sinergia para manter a funcionalidade do tecido conjuntivo.


A importância da hidratação correta


A matriz extracelular do tecido conjuntivo é constituído por água, sais, polipeptídeos e açúcares.


Se a hidratação desce, as fibras se endurecem e as funções de entrada de nutrientes e a saída de resíduos celulares é difícil. Isso acelera o envelhecimento das fibras de colágeno.


Ossos saudáveis


Suplementos de colágeno: eles são realmente necessários?


Se a dieta é equilibrada, não são necessários suplementos, independentemente da idade. São recomendadas quando há uma degradação evidente do tecido conjuntivo.


A dose diária é de 10 g que se podem dissolver no leite, sucos, sopas ou infusões. Pode-Se tomar de forma continuada, pois não apresenta efeitos colaterais negativos.


Os suplementos mais recomendáveis: Dermacaps


Um bom colágeno como o Dermacaps deve ter sido extraído e predigerido através de um processo natural (não químico) para que seja assimilável.


O mercado apresenta-hidrolisado em forma de comprimidos, pó ou líquido. É frequente encontrá-lo juntamente com ácido hialurônico, magnésio e vitaminas C e do grupo B.


O Dermacaps é um colágeno hidrolisado é, entre os suplementos, a forma mais assimilável, já que foi submetido a um processo enzimático que fragmenta as partículas de colágeno nativo até um tamanho tal que, ao ser ingerido, é capaz de atravessar a parede intestinal e chegar a corrente sanguínea.


Para saber mais sobre o dermacaps você pode acessar esse artigo: http://diarioradical.blog.br/dermacaps/


O colagénio vegetal” não existe. Há anos, a fonte principal foi a bovina, mas, a raiz da doença das vacas loucas, atualmente, é de origem aviária, suíno ou marinho. Erroneamente é chamado de “colagénio vegetal” à gelatina, que é obtido de algas vermelhas, agar agar ou laminárias.