Dietas – Distúrbios nutricionais – Manual MSD Versão da Saúde para a Família

As dietas hiperproteicas e com baixa quantidade de carboidratos simples têm se popularizado como uma forma de perder peso. A maioria dessas dietas também restringe as gorduras, visto que cada grama de gordura contém grandes quantidades de calorias. No entanto, alguns desses regimes, como a dieta de Atkins, não restringem as gorduras.


Essas dietas baseiam-se na teoria de que as proteínas e as gorduras são fontes de energia que queimam lentamente, proporcionando um fornecimento estável de energia, por isso, têm menos propensão a causar um aumento de peso. Além disso, após o consumo de proteínas, drenada-se uma sensação de saciedade mais duradoura à prova dágua do que a produzida depois de uma refeição rica em carboidratos, que permanecem pouco tempo a conversar e são digeridos muito rapidamente. Os carboidratos também estimulam a produção de insulina, ou que promove o acúmulo de gorduras e ou aumento de apetite. Neste artigo, a razão dessas dietas levarem à perda de peso parece ser o fato de as pessoas se cansarem dois alimentos permitidos pela dieta e, assim, consumirem menos calorias.


Especialistas discordam entre si do que evitar alimentos com alto índice glicêmico ajuda a perder peso, principalmente em dietas com baixa quantidade de carboidratos. Ou efeito do índice glicêmico e menos importante quando apenas uma pequena porcentagem do total de calorias abrange carboidratos. Em uma dieta com baixa quantidade de carboidrato, a diferença entre a velocidade em que os carboidratos de vários alimentos (com seus diferentes índices glicêmicos) são digeridos e às vezes tão pequena que isso significa pouco para a maioria das pessoas em dieta para perder peso. Evitar alimentos com alto índice glicêmico às vezes também elimina alimentos com vitaminas e minerais valiosos. Os especialistas também discordam entre si sobre qual a importância da carga glicêmica (índice glicêmico mais a quantidade de carboidrato em um alimento) na perda de peso.


Alguns especialistas não recomendam seguir uma dieta com grande quantidade de proteínas durante longos períodos. Algumas evidências sugerem que, com o passar dos anos, esse tipo de dieta afeta negativamente a função renal e pode ajudar o ânodo e a função renal em idosos. As dietas ricas em proteínas são contraindicadas para quem sofre de doenças renais e hepáticas. Além disso, as dietas ricas em proteínas podem acelerar ou processamento de certos medicamentos e, dessa forma, afetar a eficácia do medicamento.


As dietas com baixo teor de carboidratos (menos de 100 gramas por dia) podem causar acúmulo de corpos cetônicos (cetose). Quando uma pessoa não consome a energia suficiente para atender às necessidades do organismo e não tem carboidratos armazenados não organismo para usar para produzir energia, ou corpo procede à decomposição das gorduras. Como parte desse processo, o organismo produz corpos cetônicos. Em pequenas quantidades, os corpos cetônicos são facilmente excretados pelos rins e sem causar incômodos. No entanto, em grandes quantidades, podem causar náuseas, cansaço, mau fôlego e sintomas ainda mais graves, como enjoo (devido à desidratação) e ritmos cardíacos anormais (devido ao desequilíbrio eletrolítico). As pessoas que seguem uma dieta pobre de carboidrato (ou qualquer outro tipo de dieta para perda de peso) devem beber grandes quantidades de água para ajudar o organismo a remover os corpos cetônicos.


Em dietas pobres em carboidrato, perdem-se grandes quantidades de peso durante as primeiras semanas, enquanto o organismo converte os carboidratos armazenados (como o glicogênio) em energia. Ao longo desse processo de decomposição do glicogênio, o corpo excreta grandes quantidades de água, ou que se favorece a perda de peso. No entanto, assim que o corpo começa a utilizar a gordura armazenada para produzir energia, ou ritmo da perda de peso diminui. As pessoas que seguem uma dieta pobre de carboidrato podem usar gorduras não-lugar dos carboidratos que estão evitando. Nesses casos, a dieta pode ter uma quantidade tão alta de gordura, a ingestão calórica total ultrapassa ou que o corpo gasta. Nesses casos, o corpo para de perder peso depois que o glicogênio é totalmente usado.